Coréia do Norte ameaça divulgar informações secretas sobre ‘base lunar secreta americana’
- PORTAL MOZ
- 11 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
PYONGYANG | O líder supremo da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, ameaçou liberar informações secretas sobre um “programa lunar secreto” do governo dos Estados Unidos que foi supostamente escondido do mundo durante os últimos 60 anos.
Os EUA propuseram ontem uma resolução da ONU que iria limitar e, em alguns casos proibir as exportações norte-coreanas de carvão, ferro, ouro e titânio para a China. As restrições têm o potencial de atrapalhar significativamente a economia da Coreia do Norte, dependente de minerais.
“Se os EUA não pararem sua campanha imperialista para destruir a nossa economia e continuar se metendo em nossos assuntos com a China, seremos forçados a revelar a verdade sobre o seu programa lunar secreto”, disse ele durante uma conferência de imprensa. “Estes documentos classificados irão expor a campanha de ilusão e mentiras que o governo dos EUA tem movimentado em nome do povo americano e do resto do mundo nos últimos 60 anos”, alertou.

Repetidas ameaças
Parece que esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça liberar esta informação, explica o especialista em política norte-coreana Anthony Chung, da Universidade de Berkeley.
“O avô de Kim Jong-un e falecido líder da Coreia do Norte, Kim Il-sung, fez repetidamente essa ameaça no passado. Lembro-me de várias vezes que ele fez essa afirmação, em 1979, em 1983 e 1986. Toda vez que o governo dos Estados Unidos propõe sanções econômicas contra a ditadura, a Coreia do Norte volta com esta ameaça estranha. O mais estranho sobre tudo isso é que o governo dos EUA recuou todas as vezes, o que torna toda a situação cada vez mais intrigante”, ele reconhece.
Uma proposição ridícula
O ex-técnico do programa Apollo, Andrew Hersch, acredita que a ameaça é completamente ridícula.
“Eu ouvi a minha cota de bobagens sobre o programa da lua ao longo da minha vida. Normalmente as pessoas dizem que a América nunca foi à lua, ou que a NASA está colaborando com estrangeiros, mas que o governo dos EUA ainda está lá construindo bases na Lua é a primeira vez para mim “, disse ele a repórteres, rindo. “Eu sei que parece incrível que a NASA não tenha enviado um missão humana à Lua desde 1972, e concordo que isso faz com que muitas pessoas fiquem céticas sobre todo o ocorrido sobre o pouso na lua. Mas no posso dizer por mim, eu nunca ouvi falar de um programa desse tipo, e se tivesse ouvido, provavelmente eu não seria autorizado a falar sobre isso de jeito nenhum”, explicou com um sorriso.
Nenhuma resposta oficial às reivindicações da Coréia do Norte partiu ainda de Washington até agora, e Pyongyang se prepara para liberar o alegado documento no prazo de uma semana, se as sanções da ONU não forem abandonadas, advertiram autoridades norte-coreanas.
Comments