top of page

QUALIFICAÇÃO PARA O CAN-2017: Accra é passado, amanhã é no Zimpeto

  • PORTAL MOZ
  • 26 de mar. de 2016
  • 4 min de leitura

A DERROTA por 1-3 em Accra, bem como as suas vicissitudes, já faz parte do passado. Amanhã as atenções viram-se para o Zimpeto, onde os “Mambas” recebem, a partir das 15.00 horas, a poderosa Selecção do Gana, que espera carimbar o passaporte para o CAN-2017, no Gabão.

Mas os “Mambas”, reerguidos da derrota em Accra, que contou com uma má arbitragem, não irão facilitar. Aliás, Moçambique jogará pela dignidade e com o desejo de se vingar.

O combinando nacional, ainda sem pontos, procura a sua primeira vitória no Grupo “H” liderado pelas “Estrelas Negras” com nove pontos.

Um triunfo pode reavivar as esperanças de os “Mambas” terminarem em segundo lugar deste grupo para depois discutirem a repescagem. Matematicamente esta hipótese ainda não está afastada, embora não seja fácil em termos práticos.

Neste embate de Maputo, o seleccionador nacional, Abel Xavier, anunciou que irá fazer alguns reajustes aos sectores que não estiveram bem. Para tal vai convocar mais dois jogadores, que em princípio entrarão nos lugares de Diogo e Isac que não foram opções na capital ganesa.

A derrota frente ao Gana terminou com Clésio lesionado devido a uma mazela na mão provocada por uma pisadela de um jogador ganês, o que pode abrir uma vaga no lado direito da nossa defensiva. Por outro lado, a longa viagem de Accra para Maputo pode ter provocado algum desgaste para alguns jogadores, sobretudo os que fizeram os 90 minutos no Gana. A lesão de Isac, por sua vez, implica o reforço do ataque com Luís Miquissone e Parkim, jogadores da União Desportiva do Songo e Costa do Sol, respectivamente.

Os “Mambas” deixaram Accra ontem às 8.00 horas horas locais, num voo com escala em Joanesburgo, onde a comitiva moçambicana chegou por volta das 16.00. Uma hora mais tarde viajou em direcção à capital do país, tendo desembarcado às 18.00 horas.

Hoje, os “Mambas” farão um treino de adaptação ao Estádio Nacional do Zimpeto no período da tarde, enquanto o Gana o fará esta manhã, naquele que é o único ensaio das “Estrelas Negras” no solo pátrio.

Os ganeses continuam com o seu capitão e goleador-mor, Asamoah Gyan, em dúvida por lesão. Gyan havia falhado o jogo de Accra pelo mesmo motivo, mas assistiu ao embate no banco de suplentes. Outro grande ausente, mas por opção técnica, é Andre Ayew, o filho mais velho de Abedi Pelé, actualmente a maior estrela da história do futebol ganês.

HÉLDER PELEMBE:SOMOS OBRIGADOS A GANHAR EM CASA

“A DERROTA no Gana já faz parte do passado, agora é tentarmos recuperar a forma física e mentalmente para o encontro de amanhã, que é nossa obrigação ganhar”, palavras de Hélder Pelembe.

Pelembe acrescenta que não há outro objectivo que não seja vencer o Gana. “Não temos alternativa. Em Accra as coisas não nos correram bem. Cometemos alguns erros e a arbitragem nos penalizou bastante. A batalha é estarmos fisicamente recuperados para o desafio de amanhã, depois de uma longa viagem de regresso à casa”, disse.

À ATENÇÃO DOS “MAMBAS”: MAURÍCIAS E RUANDA JOGAMESTA TARDE

AS selecções das Maurícias e do Ruanda defrontam-se esta tarde, a partir das 15:00 horas, em jogo da terceira jornada do “H”.

Este é um desafio a seguir com particular interesse pela Selecção Nacional, os “Mambas”, visto que as referidas selecções fazem parte do mesmo grupo.

Maurícias e Ruanda partilham o segundo lugar com três pontos. Mas os ruandeses têm vantagem no “goal-average”. Em dois jogos marcou um e sofreu também um, o que faz com que tenha um saldo nulo na diferença de golos marcados e sofridos. Já os ilhéus têm cinco golos negativos. Marcaram dois golos e sofreram sete. Recorde-se que todos os golos que a equipa mauriciana sofreu foram diante do Gana na goleada, por 7-1, na primeira jornada.

O resultado mais vantajoso para a equipa nacional, na partida entre Maurícias e Ruanda, seria um empate, pois permitiria aos comandados de Abel Xavier continuarem a sonhar pelo menos com o segundo lugar, mas para tal são obrigados a vencer o Gana já amanhã

ABEL XAVIER, SELECCIONADOR NACIONAL: APELO À AFLUÊNCIA EM MASSA

“APELO a todos que gostam do futebol. Aos adeptos da Selecção a fazerem-se ao Zimpeto amanhã, pois a equipa irá fazer de tudo para ganhar. Os jogadores têm carácter, até os adeptos do Gana a dada altura nos aplaudiram. É algo raro, não vejo isso em muitos lugares”, disse, Abel Xavier.

Afirma que o público estava a apreciar os bons lances dos Mambas. “Jogámos com intensidade e houve jogadas bem ensaiadas. O golo que marcámos foi numa situação que treinámos. Em Maputo, os jogadores vão estar muito mais confiantes, pois a partir do jogo de Accra passaram a conhecer o adversário. Estou confiante, mas eles estão ainda mais confiantes num bom resultado”, comentou, o seleccionador nacional.

ANGOLA E CABO VERDE PODEM FICAR EM POSIÇÃO PRIVILEGIADA

ANGOLA e Cabo Verde entram esta tarde em acção na terceira jornada dos Grupos “B” e e “F”, respectivamente, na qualidade de líderes, e um triunfo pode deixar-lhes numa posição privilegiada para se qualificarem para o CAN-2017.

Angola será a primeira a entrar em campo, a partir das 15.30 horas, tendo como adversário a RD Congo, um adversário directo na corrida ao CAN. Os “Palancas Negras” vão acima de tudo procurar conservar a liderança, nem que seja através de um empate, enquanto os congoleses, em terceiro, com três pontos, têm os olhos postos no “assalto” à liderança. Será, portanto um jogo, em que o primeiro lugar será disputado até ao último minuto, sendo que um triunfo dos angolanos coloca-os como líderes, com sete pontos, e deixa o adversário “arrumado”.

Cabo Verde joga na posição de anfitrião, tendo o Marrocos pela frente quando forem 16.00 horas. Os “Tubarões Azuis” lideram com seis pontos. A par dos marroquinos, e à semelhança dos “Palancas” vêem nesta partida uma soberana oportunidade para ficar tranquilos na liderança.

África do Sul joga hoje, a partir das 15.30 horas, uma carta decisiva no campo dos Camarões. Os “bafana-bafana” ocupam o terceiro lugar do Grupo “M” com apenas um ponto, enquanto os “leões indomáveis” lideram com seis. A selecção sul-africana está, por isso, proibida de perder no estádio Limbe Ominsports.

JOGOS PARA HOJE

Grupo B: RD Congo-Angola

Grupo D: Burquina Faso-Uganda

Grupo F: Cabo Verde-Marrocos

GRUPO K: Burundi-Namíbia e Senegal-Níger

Grupo H: Maurícias-Ruanda

Grupo M: Camarões-África do Sul

Grupo J: Seychelles-Lesotho

AMANHÃ

Grupo C: Benin-Sudão do Sul

Grupo D: Botswana-Comores

Grupo E: Congo-Zâmbia

Grupo H: Moçambique-Gana

RESULTADOS DE QUINTA-FEIRA

Grupo A: Djibouti-Libéria (0-1)

Grupo B: Madagáscar-Rep.Centro Africana (1-1)

Grupo D: Comores-Botswana (1-0)

Grupo H: Gana-Moçambique (3-1)

SÉRGIO MACUÁCUA

Comments


Anuncie Aqui
Artigos Relacionados

© 2015-2016.."PORTAL MOZ''. Orgulhosamente criado por Portal-Moz

bottom of page