Como candidatar-se a uma bolsa de estudo
- portalmoz
- 9 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Para teres acessos a uma bolsa é preciso apresentares com precisão e de forma inteligente a sua candidatura. Mas como?
O SAPO Estudante dá-te dez dicas para te candidatares.
Verifica cuidadosamente os requisitos de selecção
Certifica-te que leste com atenção todos os requisitos. Não queres desperdiçar o tempo da instituição que ofereca a bolsa.
Lê todas as instruções
Muitas candidaturas a bolsas de estudo são deitadas fora, porque os candidatos não seguiram as instruções estabelecidas. Se a candidatura, requer três referências pessoais, apresenta apenas três, não duas ou quatro. Da mesma forma que, se a candidatura pedir a média mínima de 14 valores, não concorras se a tua média for inferior.
Preenche todos os formulários da candidatura Não deixes perguntas em branco no formulário. Quando terminares de preencher, deves ler e reler para verificar possíveis erros gramaticais ou ortográficos. Dá a um amigo de confiança ou membro de familiar para ler.
Seja pontual
Candidaturas tardias são a razão número um para que as pessoas não consigam bolsas de estudo. Assinale a data limite de candidatura para uma semana antes da oficial. Se se deparar com algum problema, terá ainda uma semana para resolvê-lo e submeter a candidatura ainda a tempo.
Ensaios são essenciais Guarde tempo para escrever, corrigir e aperfeiçoar a sua candidatura. A maioria das bolsas de estudo requer um forte sentido de expressão e detalhes claros. Se a escrita não é o seu forte, arranje alguém que o ajude a escrever e aperfeiçoar a sua candidatura antes de submeter. Muitas bolsas de estudo atribuem o peso maior a este ponto.
Legibilidade Cerca de 70% das pessoas não consegue ler perfeitamente o que os outros escrevem à mão. A comissão de atribuição de bolsas de estudo, não vai ter tempo de decifrar letra ilegível, por isso, mesmo que seja um candidato perfeito, será esquecido se a sua letra parecer hieróglifos (enigmas). Use o computador para escrever as respostas. Se, em último caso, preferir escrever à mão, use MAIÚSCULAS e certifique-se que tudo está legível.
Coloque etiqueta em tudo Não é raro que as páginas de pedido de bolsas de estudo sejam separadas durante o processo de avaliação. Uma vez que isso é um problema, pode ter a certeza que não afecta negativamente se colocar o número de bilhete de identidade, data de nascimento ou nome em cada página que vai submeter. Isso ajudará a recuperar facilmente a sua candidatura caso seja separada.
Faça perguntas Nem todas as perguntas serão claras para todos os candidatos. As instituições que fornecem tais bolsas sabem disso, e é por isso que fornecem número de telefone para dúvidas. Usa-os! As possibilidades são, se estiver fazendo uma pergunta, muitos outros têm e vão perguntar também. Não deixe que a timidez ou constrangimento atrapalhem a sua candidatura.
Faça cópias As coisas desaparecem no e-mail, estragam-se quando derramamos um café ou chá sobre elas ou perdem-se dentro das nossas casas. Se fizeres cópias das tuas candidaturas quando completas e colocá-las num sítio seguro, estarás preparado para prováveis acontecimentos aparentemente catastróficos.
Ler, reler e rever Erros ortográficos e gramaticais não são aceites. Erros gramaticais deixam de ser normais ou engraçados a partir dos 13 anos.
Comments